Saúde pra que?

0
288

Oi! Como vocês estão? Aqui está tudo bem, muito trabalho e estou pronta pra trazer mais informes para vocês aprenderem a compartilharem.

Bem, hoje falaremos sobre VACINAS, seu conceito, histórico, sua importância e como esta prevenção pode e deve ser adquirida por toda população. VACINA é uma substância produzida com bactérias ou vírus (ou partes deles) mortos ou enfraquecidos. Ao ser introduzida no corpo do ser humano, a vacina provoca uma reação (imunização) do sistema imunológico, promovendo a produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela substância. A VACINA NÃO CAUSA NENHUMA DOENÇA EM QUEM A TOMA.

A vacina surgiu em um importante momento histórico de combate à varíola, uma das doenças mais temidas no mundo no século XVIII (18), com taxa de mortalidade em torno de 10 a 40% da população. No Brasil, a vacina chegou em 1804, trazida pelo Marquês de Barbacena. Atualmente, o Brasil é um dos países que oferece o maior número de vacinas à população, disponibilizando mais de 400 milhões de doses anuais sendo 43 tipos diferentes de imunobiológicos: 26 vacinas, 13 soros heterólogos (imunoglobulinas para os animais) e quatro soros homólogos (imunoglobulinas para humanos), utilizadas na prevenção e/ou tratamento de doenças. TODAS AS VACINAS E SOROS SÃO GRATUITOS PELO SUS. VOCÊ NÃO PAGA NADA.

Desde meados do ano de 2017 que o Ministério da Saúde tem buscado junto aos municípios um meta mínima com segurança sobre as vacinas e o numero de pessoas vacinadas pois muitas pessoas pararam de se vacinar. Por isso que precisamos levar nossas crianças, nossos adolescentes, nossos idosos e nossas gestantes com o cartão de vacina para o POSTO DE SAÚDE e se VACINAR. Caso a população não busque se vacinar, teremos novamente o retorno de doenças como VARÍOLA, PARALISIA INFANTIL, SÍNDROME DA RUBÉOLA CONGÊNITA, RUBÉOLA, SARAMPO E TÉTANO MATERNO/NEONATAL.

Até hoje vacinação em massa tem possibilitado o controle da disseminação de várias outras doenças infecciosas. A vacina é uma importante aliada no controle, combate e eliminação de doenças, pois protege não apenas quem a recebe, mas também a comunidade como um todo. Isso significa que quanto maior o número de pessoas protegidas pela vacina, menor será a chance de qualquer indivíduo de uma comunidade – vacinado ou não – ser contaminado.

Então, venho agradecer a companhia de vocês, pedindo que deem sua opinião sobre os artigos e compartilhem em suas redes sociais. Nosso @Instagram é saudepraque_oficial. Segue lá!!

Enfim, não esqueçam que SAUDE DE QUALIDADE É PARA TODOS.
Marilia Pires ( saudepraque@gmail.com)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here