O que você está comprando?

0
307

Você sabia que, dependendo do que você está comprando, está ficando mais rico ou mais pobre?

Pois é, deixando um pouco a linguagem contábil de lado (haja vista que não sou uma especialista na área) adquirir bens ativos ou bens passivos pode lhe levar a prosperidade ou a miséria.

Mas que história é esta de bens ativos ou passivos? Vamos entender melhor! O conceito que eu vou te apresentar aqui para ativos e passivos já fora apresentado por Robert Kiyosaky autor do livro Pai Rico Pai Pobre, um best seller no quesito finanças pessoais (já falei sobre este livro aqui no blog).

Portanto, o significado para bens ativos e bens passivos dado por Kiyosaky é bem simples:

bens ativos são todos aqueles que colocam dinheiro no seu bolso e bens passivos são todos aqueles que tiram dinheiro do seu bolso

Ou seja, você pode comprar coisas que vão acabar colocando mais dinheiro no seu bolso ou pode comprar coisas que vão acabar tirando mais dinheiro do seu bolso. Para entender melhor, é só a gente analisar alguns exemplos. Prepare-se porque são polêmicos!

Se você comprou um carro, adquiriu um bem ativo ou passivo? Já sabe da resposta, não é? Exceto se você trabalha com transporte de passageiros, o carro vai apenas tirar dinheiro do seu bolso. Temos que lembrar que ao adquirir um carro temos que pagar impostos, manutenção, combustível e toda esta despesa sai exatamente do seu bolso. Portanto, carro é um bem PASSIVO. Agora, pense bem, quantas vezes você já deve ter ouvido alguém dizendo: “vou investir na compra de um carro novo”. Perceba que segundo o conceito de Kiyosaky esta frase está completamente errada, porque investimento é tudo aquilo que lhe traz uma renda, e o carro provavelmente só lhe trará despesas.

Outro bom exemplo é o sonho de noventa e nove vírgula noventa e nove porcento das pessoas: a casa própria. Infelizmente, eu tenho que dizer que casa própria também é um bem PASSIVO. Assim como o carro, a casa própria também trará despesas com impostos e manutenção que sairão do seu bolso e que poderão lhe deixar ainda mais endividado, principalmente se você a adquiriu através de financiamentos imobiliários. Porém, quando você adquiri imóveis para alugar ou vender posteriormente ganhando comissões, eles passam a ser bens ativos porque colocam mais dinheiro no seu bolso. Com isso, não estou querendo dizer que você não deve comprar a sua casa própria. Estou querendo dizer que você precisa ter consciência de que não está fazendo um investimento, que terá novas despesas e que precisa estar preparado para isso.

Pensamos agora na compra de Ações. Se você compra ações de uma empresa na Bolsa de Valores, estas ações são ativos ou passivos? Como sabemos, ações podem render dividendos, ou seja, podem colocar dinheiro no seu bolso. Portanto, ações são bens ATIVOS.

Desta forma, você precisa refletir sobre o que você está comprando

O que você adquiri está te dando mais dinheiro ou está tirando o seu dinheiro? Quanto mais ativos você adquirir, mas próximo estará da prosperidade e da liberdade financeira. Quanto mais passivos você adquirir, mais próximo estará da pobreza ou pelo menos da escravidão financeira eterna.

Pense nisto e refaça suas metas, reveja seus planos e observe que vale muito mais a pena comprar ativos do que passivos!

Beijos de luz e até o próximo post…

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here