Mulheres Brilhantes

2
519

Para poder estudar ela passou um ano fazendo e vendendo trufas para os colegas de curso, trabalhou no IBGE e juntou cada centavo para manter seus estudos na Faculdade de Engenharia. Cursou três períodos e para nossa sorte, desistiu! Percebeu que sua paixão não eram os cálculos, mas sim ajudar pessoas a transformarem suas vidas!

Ela é a Dra. Mayhara Pires de Souza, natural da cidade de Água Branca no estado da Paraíba. Passou toda a sua infância e adolescência transitando entre as terras paraibanas e a cidade de Afogados da Ingazeira no estado de Pernambuco, já que sua família paterna é pernambucana. Aprendeu desde pequenina a amar alimentos saudáveis como o feijão e as frutas, cresceu em uma família que prioriza a ajuda mútua e o desenvolvimento de todos. É Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva, Saúde da Família com ênfase na Linha de Cuidados, entre outros cursos. Além de ser Coaching em Emagrecimento e Hipertrofia Muscular. É um sucesso absoluto nas redes sociais com quase quarenta mil seguidores no Instagram.

Tive o prazer de ser recebida pela Dra. Mayhara Pires em sua clínica localizada a Rua Cleto Campelo no centro de Afogados da Ingazeira para um bate papo sobre Nutrição, Empreendedorismo e Negócios Instagramáveis. Os relatos da Dra. Mayhara foram emocionantes e muito importantes para todo profissional que queira oferecer o melhor para o seu cliente. Vejam a seguir:

Como surgiu sua paixão por Nutrição?

No início não era Nutrição. Eu fiz três períodos de Engenharia Florestal pela UFCG. Cursei química, matemática e vi que não era o que eu queria. Então, eu cheguei do nada na minha casa e disse aos meus pais que não era aquilo que eu queria. Eles ficaram loucos né? (risos) Lá em casa todo mundo tinha que estudar em escola federal porque meus pais não iam pagar nada pra ninguém, até porque não podiam. Meu pai proporcionava toda a estrutura, logística, mas ele dizia: “quem quer estudar, faz uma federal, continue fazendo engenharia e estudando pra fazer o curso que você quer”. Como eu sempre fui muito magrinha, todo mundo dizia que eu deveria fazer Nutrição e assim ficou. Minha irmã já era enfermeira, mas eu não queria seguir em Enfermagem, eu queria Nutrição. Fiz o ENEM e passei em Nutrição, Fisioterapia e Enfermagem. Mas é claro que eu optei por Nutrição, que era o que eu queria. Fui pra João Pessoa com poucos recursos e fazia trufas que eu aprendi num curso de doces que eu fiz em Jurú – PB pra vender na faculdade. Cursei o primeiro período com uma bolsa de 100% porque eu havia passado no PROUNI. Eu tinha quer ser aquela aluna nota nove ou dez porque senão eu perdia a bolsa. Logo depois, eu fiz a prova de monitoria no segundo período, para ter um dinheirinho a mais. Passei e ganhei uma bolsa de R$ 350,00. Fazia tudo com esse dinheiro (risos). Fui monitora de química durante quatro períodos da Faculdade o que me ajudou até hoje a ser muito boa em cálculos. Terminou o período da bolsa e eu pensei: “e agora, o que é que eu vou fazer sem dinheiro?” Aí surgiu uma vaga de estágio remunerado no Corpo de Bombeiros. Fiz a entrevista e a prova, só tinha uma vaga pra Faculdade todinha, mas eu passei em primeiro lugar. Resumindo, eu sempre fiz o meu Curso ganhando o meu dinheirinho. Meu primeiro livro: o Krause, eu comprei com o dinheiro da minha bolsa. Depois disto tudo eu me formei em julho de 2014 e em agosto eu tive meu primeiro emprego, no Hospital Regional Emília Câmara aqui em Afogados da Ingazeira – PE. Comecei com Nutrição Clínica em dois dias de plantão. Mas eu pensava: “meu Deus, só dois dias de plantão, eu vou ficar o resto dos dias em casa?” Aí eu fui me modificando, fui dando ideias ao pessoal do Regional e desta forma, eu comecei a trabalhar os cinco dias. Depois a Diretora do Hospital disse que eu ia ser Coordenadora, passei então a ganhar mais um pouquinho. Logo após este período passei a ser Coordenadora da Vigilância Alimentar e Nutricional do Município de Afogados da Ingazeira – PE. Aí já começava a surgir a vontade de atender as pessoas, só que pra isso eu precisava ter uma bagagem porque…

eu só faço alguma coisa quando eu tenho segurança.

O tempo passou e surgiu a oportunidade de trabalhar na UPAE (Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado). Mas eu sempre pensava: “eu tenho que investir no meu consultório, porque é isto que eu quero”. Nesta época eu precisei sair do Hospital Regional, que era um trabalho que eu gostava muito, “o primeiro emprego agente nunca esquece, não é?” Então, eu conheci Zélia Araújo, do centro de estética e ela me convidou pra começar a atender lá. No primeiro dia de atendimento não tinha ninguém (risos). Até aquele momento, meu Instagram era pessoal, só tinham os amigos. Então eu pensei: “vou começar a tirar umas fotos do que eu como”. Tirava fotos do meu prato e postava, no começo eram duas curtidas, três. Porque tinham poucos seguidores. Daí comecei a divulgação. Em todos os lugares que eu chegava…dizia que estava atendendo no Centro Estético de Zélia. A partir daí os pacientes começaram a surgir. Comecei atendendo um dia, depois tive que aumentar mais um dia, e mais um… daí foi se multiplicando… Tive que aumentar a carga horária de atendimentos, só que para chegar até aí eu já havia me preparado durante um período de dois anos, só neste período de preparação eu fiz três especializações: Nutrição Clínica, Nutrição de Saúde da Família e Nutrição Esportiva. Eu trabalhava de segunda a sexta-feira e nos finais de semana enfrentava as estradas para fazer meus cursos. Tudo isso para poder me preparar para atender melhor os meus pacientes.

Eu abdiquei até da minha vida social, pessoal, familiar durante este período. Eu não tinha carro e toda esta trajetória eu tinha que percorrer de ônibus. Chegava muitas vezes às onze horas da noite em Jurú – PB e no outro dia às sete horas da manhã eu já tinha que estar no meu trabalho.

O meu Instagram foi crescendo, eu postava tudo que estava fazendo, inclusive os cursos. Então, esta rede social foi saindo do pessoal para se tornar um Instagram profissional. Como nessa época eu trabalhava em Jurú e Afogados da Ingazeira, então eu fui ficando bastante conhecida na Paraíba e em Pernambuco. Daí eu fui juntando sempre um dinheirinho, lutando pra colocar meu consultório, porque era o meu sonho…

Neste ponto do nosso bate papo Dra Mayhara que já estava bastante emocionada me surpreende com uma declaração a cerca do Blog que também me faz encher os olhos de lágrimas…

Esse seu Blog faz a gente relembrar tudo…então, não é só uma matéria…é baseado em sentimentos e emoções…

Continuamos a conversa quando Dra. Mayhara contou que seu pai foi quem lhe doou o terreno para a construção da clínica.

Meu pai me deu o terreno, e eu comecei a construir, com a ajuda dele, é lógico…porque a gente nunca anda só, somos uma família muito unida. Tudo que nós fazemos é para nossos pais. Tenho uma irmã que é Enfermeira. Concursada a nível federal e estadual, na Paraíba e em Pernambuco. Meu irmão terminou o curso de Farmácia e já está com seu empreendimento montado. Todo mundo se juntou pra ajudar um ao outro. A base de tudo são os meus pais. Eles tem pouca formação mas sempre disseram que a maior coisa que poderiam fazer por nós era dar o estudo e assim fizeram!  Segui, juntando dinheiro e comprando alguns equipamentos: o adipômetro, uma balança de bioimpedância, (equipamentos que são muito caros…). Comprei um ar condicionado, ganhei outro. Ganhei uma Televisão… até conseguir há um ano e quatro meses, inaugurar a minha própria clínica.

Depois que eu montei meu consultório as portas só se abriram…

A dimensão passou a ser outra, porque aqui tem toda uma estrutura para acolher o paciente, ele se sente mais confortável. Muita gente até prefere ser atendido aqui do que na sua cidade.

Daí, voltamos a falar sobre a importância do Instagram no desenvolvimento da carreira de Dra. Mayhara…

Meu Instagram estava crescendo, então pensei que eu tinha que fazer cursos e me preparar para isto também. Desta forma, fiz o curso de Gestão, depois de Marketing e finalmente o curso de Coaching, que foi o curso mais trabalhoso que eu já fiz, o que mais me descompensou… Durante este curso cheguei até a ter crises de ansiedade, porque eu entrei em estafa de tanto trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Mas era um curso que eu tinha que fazer! Logo após, começaram a surgir os convites para atender em outras cidades tanto da Paraíba, como também de Pernambuco. Aliás, falando sobre o profissionalismo…eu mostrei o meu serviço para as pessoas através das redes sociais, elas começaram a conhecer o meu trabalho através do Instagram. Desta forma, muita gente de cidades como: Serra Talhada, Princesa Isabel, Quixaba, Carnaíba, Jurú, Tavares, Água branca, Tabira e Tuparetama passaram a me chamar para atendê-las em suas localidades. E eu fui! Porém, como a agenda começou a ficar muito corrida, hoje eu já não atendo em Quixaba. Mas em todas estas fases da vida que eu lhe contei, houve um planejamento. Porque se você não tiver um planejamento, você não consegue nada.

Apesar de sua pouca idade, Dra. Mayhara Pires demonstra uma grande gama de conhecimentos e amadurecimento emocional que justificam o sucesso de sua carreira e o fortalecimento do seu nome nas redes sociais. Entretanto, é importante lembrar que tudo isso foi conquistado com muito esforço, estudo, trabalho e principalmente, respeito e zelo pelo paciente.

Fui construindo um marketing muito forte com o meu nome no Instagram, no Facebook, nos lugares onde eu atendo. Mas pra tudo isso, você tem que ter ética profissional, respeito com os pacientes, porque além de tudo, a gente fala primeiro sobre Saúde. E eu continuo buscando cursos para melhorar cada vez mais. Este ano eu vou fazer um curso, onde eu serei especialista em Modulação Nutricional. Um curso bastante concorrido e a nível internacional.

É todo um investimento, porque se você não investir não será ninguém. Não basta ser apenas a profissional nutricionista, tem que buscar o que for melhor para o seu paciente.

Continuamos a nossa conversa falando sobre a promoção dos serviços nas redes sociais. Como já falamos anteriormente, Dra. Mayhara se preparou também para o desenvolvimento de todo um trabalho de marketing muito bem planejado e articulado com as mídias digitais.

A gente vende serviço, mas a gente promove a saúde. A gente não vende saúde! Então, a partir do Instagram as pessoas começam a me conhecer, conhecer um pouco da forma como eu trabalho, conhecer algumas estratégias. Mas até as pessoas chegarem no meu consultório a gente tá promovendo saúde, através das redes. Então, quando o paciente chega aqui é um pouco diferente. A gente vai falar sobre saúde e consequentemente vêm outros procedimentos, como a estética… Aí depois que as pessoas saem daqui me promovem, porque são os próprios pacientes que me promovem.

Dra. Mayhara Pires é um excelente exemplo de como uma profissional que oferece bons serviços, neste caso, serviços de orientação nutricional, pode transformar o seu trabalho em Instagramável. Praticamente todos os pacientes dela sentem-se inspirados a registrar sua rotina de transformação, de busca pelo bem estar e a saúde no Instagram. Além disto, todos marcam o “arroba” ( @ – a identificação do usuário no Instagram) da nutricionista o que acaba gerando uma divulgação enorme, engajamento e criação de conteúdo importante não só para os pacientes, mas para todos que estão na rede. Diariamente é possível observar nos stories do Instagram da Dra. Mayhara as fotos enviadas por seus pacientes, o que se traduz também, numa forma da mesma acompanhar o cumprimento das orientações repassadas em consultório.

Estamos em uma profissão que, quer queira quer não, nos tornamos influenciadores, incentivadores. Na consulta eu dou uma aula de motivação, de incentivo porque, se hoje você quer o seu bem, porque não se pode propagar ensinamentos para o bem do outro? O meu maior objetivo em fazer isso, não é ganhar nada pelo Instagram porque eu tenho seguidores no mundo todo. Então, uma pessoa que está em São Paulo…eu não ganho dinheiro dela, mas eu ganho quando ela está fazendo alguma coisa lá, quando ela vê as minhas dicas e está promovendo sua saúde.

o meu maior objetivo é ajudar as pessoas!

Eu sei o quanto é doloroso chegar aqui no consultório com baixa autoestima. As pessoas choram, porque as questões de peso as vezes refletem nos seus relacionamentos, com sensações, com os hormônios. As pessoas não se sentem bem. Então, meu objetivo é ajudar para que elas melhorem suas vidas, tanto na saúde, na autoestima e na sua vida social.

eu me sinto muito bem fazendo o que eu faço!

(momento de emoção)

Depois de se recompor, nossa entrevistada continua seu relato…

A consulta é muito importante…mas o retorno… é a melhor coisa para mim. Quando o paciente volta depois de trinta dias e já tem perdido dez quilos. É uma alegria muito grande! É vida que o paciente ganha. É longevidade, é qualidade. Resgata saúde, promove e previne.

Um dia de alimentação saudável, é um dia a menos na farmácia, é um dia a menos de medicação!

Tudo na clínica Mayhara Pires é voltado ao bem estar do paciente. Desde, o tom de voz utilizado no tratamento com as pessoas até as instalações, a decoração, o som, a luz e os aromas agradáveis despertam as melhores sensações aos que lá chegam. Excelentes atrativos para um registro fotográfico e o compartilhamento nas redes sociais. Um negócio super Instagramável!

Com o Instagram “bombando”, Dra. Mayhara passou a produzir quadros nutricionais, sobre saúde na sua rede social. Um dos que mais faz sucesso entre os internautas é: No Supermercado com a Nutri.

Eu vou fazer a minha feira do mês no supermercado e aproveito para dar várias dicas aos meus seguidores, meus leitores, meus pacientes. Ali a gente está desvendando os segredos da indústria dos alimentos, porque ela faz um marketing muita marcante e as vezes as pessoas acabam comprando “gato por lebre”. Compram um biscoito que tem o nome “integral”, mas na verdade não é!

O meu objetivo neste quadro é alertar a população para o que pode ser prejudicial para a sua saúde

Com sua clínica já bem estruturada, um nome consolidado no mercado nutricional e uma loja de alimentos naturais que fica localizada no piso térreo da clínica, também com o objetivo de atender melhor aos pacientes que muitas vezes não encontravam em outros estabelecimentos os alimentos ideais para sua dieta, Dra. Mayhara Pires não vai parar por aqui. Ainda tem muitos planos a serem executados.

Teremos muitas novidades em um futuro breve, tanto na área de criação de conteúdo digital, como na área de empreendimentos para melhor atender a população do Pajeú e do interior Paraibano. Por fim, Dra. Mayhara deixou a sua mensagem de incentivo, para assim como ela, outras mulheres batalharem pela conquista dos seus sonhos…

Nunca desistam, acreditem! vejam o que vocês podem oferecer de melhor de vocês mesmos. Fazendo sempre com humildade, humanidade, responsabilidade e seja fiel a você mesmo, porque é partindo de você que irá refletir no outro.

Por toda esta história de luta, esforço, humildade, visão empreendedora e instagramável é que a Dra. Mayhara Pires de Souza é uma MULHER BRILHANTE! Agradecemos imensamente toda a atenção e a confiança em nosso Blog. Desejamos muito mais sucesso e prosperidade em sua carreira.

Beijos de luz e até o próximo Mulheres Brilhantes….

 

 

 

 

 

 

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Amo esse quadro que traz exemplos de mulheres brilhantes da nossa região😍😍😍!
    Mas esse com minha querida nutei Mayhara Pires, me deixou muito emocionada, porque sabia muito pouco a respeito da sua trajetória de vida. Sabia sim do seu sucesso como pessoal amável e uma profissional responsável e respeitada na Região. Se eu já a amava como uma filha, agora vou amar muito mais, porque sua vida tão jovem tem todas as credenciais para confiarmos em sua competência, dignidade e responsabilidade com seus pacientes. Por isso Mayhara rendo as minhas homenagens a vc por todo empenho e aos seus pais 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻😍😍😍!!!

  2. São exemplos como esse, que me inspiram a persistir em meus objetivos, inerentes a realização do meu sonho maior, bem como o empoderamento quanto mulher, mãe e profissional!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here