Todo final de ano costumamos fazer um balanço de nossas realizações e traçar os planos para o ano seguinte. Ir à academia, fazer uma dieta, estudar mais, abrir um novo negócio, organizar a viagem dos sonhos, adquirir a casa própria. Todo mundo promete a se mesmo que irá se tornar uma pessoa melhor e mais disciplinada. Mas, na maioria dos casos, chegamos à conclusão de que muito pouco daquilo que planejamos ainda no ano anterior foi executado. O sentimento muitas vezes é de frustração ao percebermos que não atingimos os nossos objetivos.
Mas por que será que isso acontece?
Simplesmente porque não temos FOCO!
Num mundo com tantas distrações digitais, emocionais e reais o que mais tem acontecido é o fato de estarmos perdendo a concentração para realizar as atividades que realmente são importantes. Estamos perdendo o FOCO!
Sem concentração, a preguiça vence a vontade de ir à academia; aquela torta de chocolate maravilhosa nos faz quebrar a dieta; as redes sociais se tornam uma tentação na hora de estudar; o medo vence a nossa capacidade empreendedora; a falta de planejamento financeiro para viajar acaba com o sonho de fazer um tour pelo país e a planta da casa própria nunca sai do papel.
É preciso redescobrir a concentração. A melhor promessa que nós podemos fazer nessa época natalina é não perder o FOCO. Concentrar todas as nossas energias naquilo que realmente interessa, naquilo que realmente irá nos levar a um patamar acima do que estamos hoje.
Desde as atividades mais simples, como lavar a louça até as mais complexas, como organizar planilhas financeiras, a concentração é uma característica fundamental.
O segredo é saber quando a mente pode divagar e quando não. Durante um trabalho com prazo para ser cumprido ou enquanto um amigo desabafa sobre um problema pessoal, deixar a mente ir para onde quiser é uma péssima ideia. O ideal é deixar os momentos de divagação para as horas de relaxamento, como um passeio pelo parque ou o tempo que passamos assistindo a programas sem importância na televisão.
Portanto, precisamos saber quando podemos deixar nossas mentes flutuarem em pensamentos soltos e quando precisamos manter a concentração. E esse tem se tornado um grande problema para muitos de nós: não perder a atenção.
Pense nisso, trace seus planos para o ano seguinte e não perca o FOCO.
Beijos de luz e até o próximo post