Você sabe o que é Resiliência?

0
236

Uma das chamadas Habilidades Sócio emocionais, a palavra Resiliência vem do Latim, do termo Resiliens, que significa “voltar ao estado normal”, ou seja, resiliência nada mais é do que a capacidade que nós temos de superar traumas, perdas, dificuldades que surgem em nossas vidas. É a capacidade de através da vivência de situações difíceis aprender com elas e seguir em frete ainda mais forte e confiante. Característica primordial para quem quer ser empreendedor!

Lendo o que eu escrevi acima, com certeza você lembrou de pessoas que mesmo tendo passado por alguma tragédia pessoal conseguem levar a vida com esperança, otimismo e não deixam sua luz interior apagar. Esta pessoa é resiliente! E isto é maravilhoso e inspirador.

Com o mercado de trabalho cada vez mais acirrado e competitivo, os profissionais que mantém a resiliência se destacam mais, pois conseguem lidar melhor com a tensão do ambiente corporativo, seus problemas e vencem estes desafios com maestria.

Desta forma, eles conseguem pensar “fora da caixa”, ser auto motivados, criar relações de trabalho positivas, ter ideias inovadoras e empreender com êxito suas metas.

Porém, isto não quer dizer que profissionais resilientes sejam imunes a problemas, dores, tristezas. Muito pelo contrário! Isto apenas mostra que eles desenvolveram uma capacidade diferenciada de lidar com estas situações, aprenderam a focar no que é positivo e tirar algum ensinamento em tudo que acontece na vida.

Profissionais resilientes não pensam no problema, mas sim no que eles farão para superá-los e a partir daí tornarem-se pessoas melhores no campo pessoal e no campo profissional.

Mas como permitir-se ser mais resiliente?

A resposta pode não ser muito fácil, mas é absolutamente possível desenvolvermos esse dom mental. Para tanto, precisamos buscar alguns aspectos no nosso dia a dia que nos ajudarão a alcançar resultados extraordinários em nossa vida e carreira.

Portanto:

  • Foque mais no positivo – sempre que lhe acontecer algo desagradável, pense: o que eu devo aprender com isso? Qual o lado bom desta situação? De que forma ela vai me fortalecer para que eu enfrente melhor meus próximos desafios?
  • Procure adaptar-se bem às mudanças – não adianta declarar guerra as mudanças que a vida nos traz. Este é um fato irrefutável. Quanto mais nós lutamos contra estas mudanças, mais sofremos. Portanto, que tal adotar uma nova forma de encarar o novo? É claro que dificuldades podem surgir, entretanto, se, durante o processo, você se mostrar resistente, mais difícil vai ser se adaptar a algo que já não está mais em suas mãos para acontecer.
  • Trabalhe a sua autoestima – quando temos fortalecidos dentro de nós valores, bem como quando conhecemos bem nossas potencialidades, qualidades e até mesmo os nossos defeitos sentimo-nos preparados para lidar com os desafios e as adversidades da melhor maneira possível.
  • Tenha relacionamentos fortes e saudáveis – estes relacionamentos serão fundamentais nos momentos de crise. Sendo assim, mantenha pessoas fortes, positivas e otimistas ao seu lado para lhe darem suporte nos momentos mais difíceis e, é claro, afaste-se de pessoas tóxicas!
  • Estimule sua criatividade e intuição – geralmente, as pessoas resilientes são também criativas e intuitivas. Ou seja, elas sempre estão buscando as melhores ideias e soluções para resolver os problemas que surgem em sua caminhada.

Então, trate de dar um “up” na sua vida, colocar estas dicas em prática e viver da melhor forma possível simplesmente porque você MERECE!

Beijos de luz e até a próxima!

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here