Saúde pra que?

0
282

Oi pessoal, como estão? Estou bem e com muitas informações importantes pra passar pra vocês.

Hoje falaremos sobre TUBERCULOSE, seu conceito, suas formas de contaminação, tratamento e fatores sociais. Não esqueçam que estamos com a coluna no Instagram como @saudepraque_oficial. Segue lá!

A TUBERCULOSE é uma doença bacteriana infecciosa. Afeta principalmente os pulmões e pode ser grave. A maioria das pessoas infectadas com a bactéria que causa a tuberculose não apresenta sintomas. Quando ocorrem, os sintomas geralmente incluem tosse (às vezes, com sangue), perda de peso, sudorese noturna e febre, dores no peito, dores circunstanciais ao respirar, tosse com sangue, fadiga no corpo, suor noturno e também é muito comum catarro escuro sanguinolento e inchaço nos gânglios. O tratamento nem sempre é necessário para pacientes sem sintomas.

O tratamento é feito por meio do uso de antibióticos e GRATUITAMENTE NO SUS. A enfermeira do Posto de Saúde é responsável pelo acompanhamento ao paciente e entrega de medicamentos e o médico é responsável pelo diagnostico e prescrição dos medicamentos para ao tratamento. Portanto, somente o médico pode diagnosticar qualquer doença.

A TUBERCULOSE é um agravo de notificação compulsória, e que o município tem como meta captar os doentes e tratar eles em casa, com os medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde. Para nossa sociedade, temos muitas barreiras a ser superadas no que define a Tuberculose mais a maior barreira é o preconceito. A doença só consegue ser contaminante e transmitida pelos pacientes não tratados. Portanto, pacientes tratados devem conviver socialmente, pois o uso da medicação impede a transmissão.

PRECONCEITO NÃO!

Enfim, quero agradecer a companhia de vocês e toda a atenção demonstrada. Deem sua opinião sobre os artigos, compartilhe nas suas redes sociais e opinem sobre temas que desejam ler por aqui.
E não esqueçam que Saúde de qualidade é para todos.

Marília Rabelo Pires – Farmacêutica Sanitarista

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here