Saúde pra que?

0
313

Oi, pessoal, tudo bem com vocês? Mais um final de semana chegando, e vamos novamente
compartilhar informações com todos vocês.

Bom, com o mês de janeiro concluído, iremos iniciar o mês mais festivo do ano e as prévias de carnaval. Com isso, falaremos sobre as ISTs, ou seja, sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, seu contágio, tratamentos e consequências sociais.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passa a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas. Das ISTs temos, HIV( AIDS), SÍFILIS, HEPATITES VIRAIS B e C, HPV, dentre outras. Nesta última década a SÍFILIS tem apresentado uma alta incidência e prevalência em mulheres dos 18 a 25 anos, classificada como baixa renda, de baixa escolaridade e em relações sexuais ausente do uso do preservativo feminino/masculino.

O tratamento das ISTs, como exemplo para HIV (AIDS) é ofertado pelo SUS, através do componente estratégico, GRATUITAMENTE, onde a medicação após diagnóstico é entregue pelo CTA/COAS (Centro de Testagem e Aconselhamento) como também lá é feito o acompanhamento médico e de enfermagem. Acesse o PCDT e saiba mais: (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoe/protocolo_clinico_diretrizes_terapeutica_atencao_integral_pessoas_infeccoes_sexualmente_transmissiveis.pdf )

Quero agradecer a companhia de vocês e não se esqueçam de dar sua opinião, sua sugestão/crítica e compartilhar. Nosso IG é @saudepraque_oficial, segue lá! Portanto, aproveitem as prévias de carnaval, se protegendo, se divertindo e se respeitando. E não esqueçam que SAÚDE DE QUALIDADE É PARA TODOS.

Referencias Bibliográficas
1. www.saude.gov.br

Marília Rabelo Pires – Farmacêutica Sanitarista

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here