Saúde pra que?

0
258

Oi! Como estão passando o dia? Estou bem e pronta pra conversarmos mais um pouco
sobre saúde.

Então, como no artigo da semana passada conversamos sobre AUTOMEDICAÇÃO falaremos hoje sobre a ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA e como ela funciona no nosso país. Assistência Farmacêutica é o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. A gestão da Assistência Farmacêutica tanto para o SUS quanto para os órgãos privados dar-se-á aos farmacêuticos que são profissionais da saúde de tradição milenar, sucessores dos boticários e apotecários, peritos no uso de fármacos e medicamentos e suas consequências ao organismo humano ou animal.

No Sistema Único de Saúde (SUS) a Assistência Farmacêutica está contida nas UBS, nas Farmácias Hospitalares, nas Farmácias dos CAPS, nos NASF, nas Farmácias de Pernambuco, nas Farmácias Populares do Brasil, na Farmácia VIVA, na Central de Abastecimento Farmacêutico e principalmente na Farmácia Básica. Nestes locais, preferencialmente, é o Farmacêutico que tem tanto a responsabilidade técnica quanto a habilidade para a atividade.

Hoje no Brasil, temos por lei o direito a Saúde e isto tem incluso a aquisição gratuita de alguns medicamentos, cosméticos e materiais médicos descartáveis que fazem parte da listagem do município que o usuário retira nas farmácias das unidades básicas de saúde (REMUME – Componente Básico), ou medicamentos especializados que os usuários retiram na Farmácia de Pernambuco (Componente Especializado) e de forma integrada (governo federal e municipal) os medicamentos para agravos negligenciados que também são entregues pela atenção básica aos pacientes (Componente Estratégico).

Por fim, temos que destacar que o Conselho Federal de Farmácia em 2008 construiu o Plano Nacional de Assistência Farmacêutica durante a Reunião Geral do CFF e Conselhos Regionais de Farmácia, nos dias 26 e 27 de março, em Brasília, buscando aprimorar a assistência farmacêutica, no Brasil, promovendo o acesso e o uso racional dos medicamentos. (Acessem:http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/5/30a31_planaf.pdf )

Enfim, tenham um ótimo final de semana e agradeço a companhia de vocês. Mande sua mensagem, deem sua opinião, compartilhem e se cuidem. Não esqueçam que SAÚDE DE QUALIDADE É PARA TODOS!

Marília Rabelo Pires

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here