Saúde pra que?

0
67

Oi, pessoal! Está tudo bem com vocês? Por aqui, estamos bem e na luta do dia a dia. Mas
prontos para conversamos sobre saúde.

Bom, hoje falaremos sobre o GLAUCOMA, seu conceito, sintomas, diagnóstico, tratamento.
Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual.

Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. Em todos os tipos de glaucoma, o nervo que liga o olho ao cérebro encontra-se danificado, geralmente devido à alta pressão
ocular.

O tipo mais comum de glaucoma (glaucoma de ângulo aberto) não costuma apresentar
outros sintomas além da perda lenta da visão. O glaucoma de ângulo fechado, embora raro, é uma emergência médica e seus sintomas incluem dor ocular com náuseas e distúrbios súbitos de visão.

Em alguns casos não apresenta sintomas, mas as pessoas podem ter dores locais nos
olhos, na visão pode enxergar halos ao redor das luzes, perda de visão, visão distorcida ou visão embaçada, no aparelho gastrointestinal ocorre náusea ou vômito e também é comum muita dor de cabeça ou vermelhidão nos olhos.

O tratamento consiste no uso de medicamentos contra glaucoma e o SUS através da
Atenção Básica e das Farmácias do Especializado nos Estados tem nas suas relações de
medicamentos os produtos para ofertarem gratuitamente a população. O tratamento inclui
colírios, medicamentos e cirurgia. Os Medicamentos são os diuréticos que aumentam a
produção de urina para liberar o excesso de sal e água. Os colírios reduzem a pressão ocular e os Betabloqueadores que retardam a frequência cardíaca e diminui a pressão arterial.

Quando usado como colírio, reduz a pressão ocular. A Cirurgia Ocular Comum é para corrigir uma anomalia ocular e Cirurgia a laser que utiliza um feixe intenso, quente e concentrado de luz para remover tecido e controlar sangramento. Todos os procedimentos são realizados também pelo SUS.

Enfim, agradeço a companhia de vocês , peço que compartilhem nossas publicações, deem sua opinião e suas sugestões. Mas não esqueçam que Saúde de Qualidade é Direito de Todos.

Marilia Rabelo Pires (saudepraque@gmail.com)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here