Saúde pra que?

0
200

Hoje, falaremos sobre a HEMOFILIA, seu conceito, suas classificações, transmissão,
sintomas e tratamentos existentes.

A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue, ou seja, quando cortamos alguma
parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo – FATOR) entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas portadoras de hemofilia, não possuem essas proteínas e por isso sangram mais do que o normal. Existem vários fatores de coagulação no sangue, que agem em uma sequência determinada. No final dessa sequência é formado o coágulo e o sangramento é interrompido. Em uma pessoa com hemofilia, um desses fatores não funciona. Sendo assim, o coagulo não se forma e o sangramento continua.

A hemofilia é classificada nos tipos A e B. Pessoas com Hemofilia tipo A são deficientes
de fator VIII (oito). Já as pessoas com hemofilia do tipo B são deficientes de fator IX (nove). Os sangramentos são iguais nos dois tipos, porém a gravidade dos sangramentos depende da quantidade de fator presente no plasma, ou seja, quanto menos fator presente no sangue maior o sangramento.

A hemofilia é uma doença genética, ou seja, é transmitida dos pais para os filhos no
momento em que a criança é gerada. Os sintomas incluem muitos hematomas grandes ou
profundos, dor nas articulações e inchaço, sangramento inexplicável e sangue na urina ou nas fezes. Geralmente, os sangramentos dos hemofílicos são internos, ou seja, dentro do seu corpo, em locais que você não pode ver, como nos músculos e vísceras. Também ocorrem sangramentos após uma queda e os cortes na pele demoram mais tempo para cicatrizar.

O tratamento é feito por meio do uso de medicamentos que melhoraram a coagulação
sanguínea onde inclui injeções do fator de coagulação ou plasma no doente. Estes fatores de
coagulação são extraídos do sangue de doadores nos Bancos de Sangue de todo o pais. Portanto, doar sangue salva milhões de vidas e devemos ter sempre esta ação no nosso dia a dia.

Bom, quero agradecer a vocês por estarem aqui comigo, tenham um excelente dia e nos
sigam nas redes sociais. O IG @saudepraque_oficial e Facebook @saudepraque. E não esqueçam que SAÚDE DE QUALIDADE É UM DIREITO DE TODOS.

Marilia Pires (saudepraque@gmail.com)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here