Saúde pra que?

0
225

Oi, pessoal! Que bom falar com vocês novamente. Como estão? Estamos bem e vamos hoje conversar sobre MENINGITE.

Então, vamos falar sobre seu conceito, sintomas, diagnóstico, tratamento e sequelas. Não se esqueçam de seguir as nossas redes sociais dando suas opiniões e compartilhando com seus seguidores.

A Meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central no cérebro. É uma doença séria que pode ser fatal. A causa mais comum é uma infecção por bactérias, fungos ou vírus (mais frequentemente). Entre outros, o sintoma que mais chama a atenção para o problema é a rigidez na nuca, torcicolo, vômitos, náuseas, convulsão, sonolência, febre e dor de cabeça. Alguns tipos podem ser evitados por vacina.

O diagnóstico da meningite é feito através da observação clínica dos sintomas da doença e confirmado por meio de um exame chamado punção lombar, que consiste na retirada de uma pequena quantidade de líquido do canal vertebral. A doença se propaga por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro).

O tratamento da meningite varia muito, dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo ou pode ser fatal, necessitando de tratamento antibiótico urgente. Estes tratamentos acontecem tanto no hospital quanto em casa, pois muitas vezes o paciente precisa ficar em isolamento (HOSPITAL) para evitar contaminar outras pessoas.

A meningite pode causar sequelas que atingem tanto a capacidade física tanto intelectual e psicológica dos pacientes. Em geral a meningite bacteriana apresenta maior gravidade e frequência.

Bem, quero agradecer a presença de cada um de vocês, desejando sempre muita saúde e não esqueçam que SAÚDE DE QUALIDADE É DIREITO DE TODOS.

Marilia Pires (saudepraque@gmail.com)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here