Mulheres Brilhantes – Edição Especial – Dia Internacional da Mulher

1
382

Para quem acompanha esta coluna há algum tempo, sabe que ela é dedicada a contar a história de mulheres empreendedoras de sucesso da minha região o Pajeú Pernambucano com o intuito de inspirar outras mulheres a criarem seus próprios negócios.

Entretanto, neste dia 8 de Março dedicado a luta das mulheres por condições sociais, políticas e econômicas igualitárias, vamos abrir espaço para contar a trajetória da mais nova BILIONÁRIA brasileira, segundo levantamento divulgado ontem pela revista mais famosa do mundo em negócios e economia, a publicação americana FORBES.

Acredito que vocês já devam imaginar de quem falo.

Trata-se de Luiza Helena Trajano. Presidente do Conselho Administrativo do Magazine Luiza. Formada em Direito e Administração de Empresas, é responsável pelo desenvolvimento do Grupo. Quando assumiu a Superintendência da empresa foi a grande  responsável pelo salto de inovação e crescimento que a colocou nas décadas seguintes entre as maiores varejistas do Brasil.

Ela também lidera o Grupo Mulheres do Brasil, formado em 2012 por 50 mulheres atuantes em diversos segmentos da economia, que se uniram por um objetivo em comum: melhorar o país. Hoje, elas são mais de 4.000 e se encontram todo mês para discutir e propor ações ligadas a educação, empreendedorismo, projetos sociais e cotas para mulheres.

Ela integrou o Conselho Público Olímpico (CPO), órgão que supervisionou os preparativos para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

É mãe de Ana Luiza Trajano, Frederico Trajano e Luciana Trajano.

Colocar as pessoas em primeiro lugar, atitudes empreendedoras, inovação e criatividade, são alguns dos conceitos que sempre adotou e incentivou em sua equipe. Entre os retornos destas crenças e práticas, está a presença do Magazine Luiza no ranking, há 20 anos consecutivos, das “Melhores empresas para se Trabalhar”.

Em sua trajetória, vem recebendo centenas de reconhecimentos e premiações como empreendedora, empresária, mulher e líder.

Ao contrário do que se imagina, a Luiza que dá nome a Magazine não é a mesma que levou a rede ao patamar em que se encontra hoje. A primeira loja foi fundada em 1957 por Luiza Trajano, tia de Luiza Helena Trajano, e seu marido Pelegrino José Donato, em Franca, no interior paulista. A participação de familiares no negócio ajudou a expandi-lo para outras cidades do estado, assim, durante as primeiras décadas da empresa, ela se configurou como uma empresa familiar.

(Luiza Trajano, tia de Luiza Helena Trajano – Fundadora do Magazine Luiza)

Luiza Helena Trajano começou sua participação na Magazine aos 12 anos de idade quando aproveitava as férias escolares para atuar nos balcões do negócio. Mas, foi apenas em 1991, após se graduar em Direito e atuar em outros setores da rede, que assumiu o comando da companhia a pedido da tia.

Quando assumiu o negócio, a rede contava com lojas em algumas cidades do interior paulista e em Minas Gerais. A transformação da rede em uma Holding LTD, para gerir e acelerar a expansão do grupo, foi fundamental no processo expansionista implantado por Luiza Trajano. A aquisição de redes menores para alcançar outros estados e regiões do país, foi a estratégia usada que possibilitou a existência de 900 lojas e presença em 16 estados.

Atualmente, estar na internet é regra para todas as empresas, porém quando a Magazine Luiza iniciou sua ação online, ela foi pioneira. Empreendedores de sucesso precisam vislumbrar o cenário dos negócios a distância e foi o que fez Luiza Trajano ao adentrar na ainda desconhecida venda pela internet.

A ligação com o cliente e os funcionários é o principal diferencial da companhia em relação aos concorrentes. Em uma pesquisa realizada pela revista Exame em 2015, a empresa ficou na 6ª posição entre as melhores empresas de grande porte para trabalhar no Brasil. O cuidado com os funcionários e a possibilidade de crescimento que muitos deles conquistaram na empresa são parte fundamental da filosofia de trabalho.

Já com os clientes, a atuação de Luiza é ainda mais intensa, além das visitas frequentes a diferentes lojas da rede pelo país, ela assume tarefas que na maioria das empresas passa longe da atuação do administrador. O contato com clientes, seja respondendo reclamações por e-mail, o que é um hábito da empresária, ou ainda conversando com eles nas lojas, faz com que a necessidade deles seja ouvida e que ele não seja apenas mais um em meio a todos os outros compradores. 

Além de tudo isto, a participação de Luiza Helena Trajano em causas sociais e humanitárias, desenvolvimento e fortalecimento do setor varejista no Brasil e a criação de um grupo de mulheres para defender a participação feminina no mundo do empreendedorismo fazem de Luiza uma MULHER BRILHANTE!

A nossa mais nova Bilionária Brasileira merece todo reconhecimento pela sua história de luta, empreendedorismo, determinação e fé em um país melhor para homens e mulheres que desejam uma sociedade com mais oportunidades para todos.

Um excelente Dia Internacional das Mulheres para todas nós que durante os 365 dias do ano lutamos por uma vida melhor.

Beijos de luz e até o próximo post…

Referências:

http://rte.com.br/blog/empreendedores-de-sucesso-com-a-luiza-helena-trajano

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here