Minimalismo: menos é mais

0
100

Olá meus amores,

Você já parou pra pensar o quanto O “MENOS” PODE SER “MAIS” NA SUA VIDA?

Cada vez mais o mundo está nos instigando a acumular mais informações, objetos, desejos, hábitos, entre tantas outras coisas. Fazendo com que nossas mentes fiquem tão ocupadas, a ponto de acabarmos esquecendo daquilo que realmente importa.

É muito provável que você, em algum momento recente da sua vida já tenha ouvido falar a frase: “menos é mais”. Pois é, nunca se falou tanto sobre minimalismo como nos dias atuais. Minimalismo é uma tendência forte e que veio para ficar. Cada vez mais as pessoas têm tomado consciência de que não precisam de uma enxurrada de coisas na vida pra viverem, e viverem muito bem! Digo isto, porque o Minimalismo é uma tendência que impacta positivamente nas nossas vidas, pois todo excesso é na verdade a busca por algo que lhe falta.

Mas afinal de contas, o que é Minimalismo?

Segundo o dicionário Aurélio, minimalismo nada mais é do que a procura de soluções que requeiram o mínimo de meios ou esforços. Obra de arte que reduz às formas geométricas estritas e utiliza unidades elementares de matéria e de cor; minimal art.

Já para a Wikipedia, a palavra minimalismo se refere a uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos que percorreram diversos momentos do século XX e preocuparam-se em fazer uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão.

Como você pode ver, o Minimalismo tem sua origem nas artes e no mundo contemporâneo. Porém, tem tomado inúmeros outros sentidos. Podemos dizer que minimalismo é muito mais do que um estilo de vida ou uma preferência estética. É uma ferramenta que pode ajudar a todos aqueles que estiverem dispostos a se livrar dos excessos em favor de se concentrarem no que é importante para encontrar a felicidade, realização pessoal e, principalmente, liberdade financeira.

Na verdade, antes de analisar se esta ideia de Minimalismo de “menos é mais” é importante para o seu desenvolvimento pessoal e financeiro, é muito mais significativo perguntar-se por que na maioria das vezes as pessoas tem tanta necessidade de acumular tantas coisas? Porque muitos de nós anseiam por ganhar cada vez mais dinheiro unicamente para poder gastar mais, comprar mais, ter mais, acumular mais…mais…mais…sempre MAIS! Muitas vezes isto está relacionado a uma série de frustrações e faltas que perpassam nas nossas vidas, desde a infância até a vida adulta e que nós queremos recompensar com o acúmulo de coisas e mais coisas.

Do que adianta por exemplo, ter um armário abarrotado de coisas, se você vai gastar um tempo enorme só para conseguir escolher uma roupa e provavelmente usará muitas delas uma única vez ou as esquecerá no fundo do armário ainda com a etiqueta. É importante frisar que nossas coisas sugam também o nosso tempo e a nossa energia. Ter menos na verdade te traz mais, ter menos coisas te traz mais tempo.

Comprar menos coisas te faz ter mais dinheiro

Portanto, Minimalismo não é você ter cinco peças de roupa, dois sapatos, uma casa vazia, um armário sem nada…

Minimalismo é você ter o suficiente de tudo aquilo que realmente importa na sua vida

Ou seja, você precisa entender o que está em excesso, precisa buscar um equilíbrio, precisa entender o que é suficiente pra você, não precisando ter mais do que aquilo, nem menos. É você encontrar a quantidade ideal de tudo aquilo que te faz feliz!

  • Menos amigos = mais verdadeiros e fiéis.
  • Menos roupas = mais práticas e funcionais no dia a dia.
  • Menos comida = mais saudáveis e com qualidade.
  • Menos compras = mais dinheiro para investir e adquirir a tão sonhada liberdade financeira.

Então, ser minimalista nada mais é do que priorizar aquilo que é muito importante pra você e se livrar daquilo que não é

E, principalmente, se você está em busca da sua organização financeira ou está afundado em dívidas, os princípios Minimalistas podem te ajudar a repensar toda a sua forma de viver e de consumir, contribuindo assim para uma melhor estrutura financeira na sua vida. TUDO DEPENDE DE VOCÊ!

Segundo artigo publicado no site manual da secretária os principais insights que o Minimalismo pode trazer para sua vida são:

  • Comprar menos é comprar melhor.
  • Consumir não é o problema, mas consumir de forma compulsiva é.
  • Estabeleça prioridades na hora de consumir.
  • Pense na qualidade em vez de quantidade.
  • Há sempre algo (qualquer coisa que você queira preencher neste espaço) que pode ser eliminado.
  • Desapego = Liberdade.
  • Liberte o velho para dar espaço ao novo.
  • Dar espaço ao novo significa abrir espaço para coisas que realmente importam na sua vida, que realmente tem valor, e descartar todo o resto fora.
  • Foque em experiências significativas e construtivas.
  • Pessoas e experiências são mais importantes que coisas.
  • Minimalismo é sobre dar significado ao que possuímos.
  • Minimalismo é reduzir para ter mais; é fazer escolhas conscientes, ao invés de ser levado a uma decisão por fatores externos ou marketing.
  • Minimalismo é conectar-se com a sua essência.
  • Minimalismo é sobre abundância, e não escassez.
  • Minimalismo é achar aqueles 20% que faz todo o resto dos 80% acontecer.

Pense nisto, analise tudo o que está em excesso na sua vida, busque mudanças no seu “lifestyle” e vamos juntos ao encontro da sua liberdade financeira.

Beijos de luz e até o próximo post!

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here