Faça já a sua Reserva de Emergência!

0
167

Olá meus amores, tudo bem com vocês? Hoje vamos falar um pouco sobre Reserva de Emergência. Na verdade, esta semana vamos fazer uma série de posts sobre este assunto pra que vocês possam entender bem direitinho todo o passo a passo pra construir a sua reserva de emergência.

Vamos começar respondendo a duas das principais dúvidas sobre Reserva de Emergência, também conhecida como Reserva de Oportunidades.

A primeira delas é: Mas afinal, o que é mesmo Reserva de Emergência?

Quase todo mundo tem em sua casa uma caixinha de primeiros socorros guardada para alguma emergência. Porém, ninguém deseja precisar usá-la. Ela está lá, guardadinha para alguma eventualidade. Todo mundo que possui um carro, tem um extintor de incêndios no interior do veículo, mas ninguém deseja precisar usá-lo.

Assim também é a reserva de emergência, ou seja, um dinheiro que todos nós devemos ter guardado, mas sem que seja necessário usá-lo. É aquela graninha que você vai reservar para uma situação emergencial de fato! Para usar com gastos que não estavam previstos no seu orçamento pessoal.

Há tá, entendi Teresa! Por exemplo,  se eu não tinha  previsto comprar uma blusa nova para sair na balada do final de semana, então eu posso usar o dinheiro que guardei para a reserva de emergência?

Erradooo! A reserva de emergência é um dinheiro quase intocável! Não pode ser usado pra comprar “brusinhas”. Não pode ser usado com gastos dos quais você pode viver sem fazê-los.

A Reserva de Emergência é um dinheiro que deve ficar guardado e você espera NUNCA usar, mas deve tê-lo!

A segunda dúvida mais comum sobre este assunto é: Pois então, pra que é que serve a reserva de emergência?

Vamos voltar ao exemplo do extintor de incêndios automotivo. Caso o seu veículo comece a pegar fogo, o que é melhor, ter um extintor de incêndios naquele momento, ou esperar a chegada do corpo de Bombeiros? Claro que é melhor estar com o extintor em mãos, não é?

A mesma coisa acontece quando nos deparamos em nossas vidas com um gasto emergencial. Se tivermos uma reserva, teremos como resolver o problema rapidamente. Se não tivermos uma reserva, o problema pode se tornar muito maior e trazer muito mais sofrimento.

Temos que concordar que qualquer um está sujeito a imprevistos. Seja com um problema de saúde, um dano material ou a perda do emprego, ninguém sabe a hora que vai precisar de um dinheiro extra. Daí é que vem aquela conhecida frase: “É melhor prevenir do que remediar”.

Para não ficar dependendo de empréstimos bancários, de familiares ou pessoas alheias — e nem passar por apertos e transtornos emocionais, o ideal é que você monte uma reserva de emergência. Ela pode ser a sua melhor solução frente a um imprevisto.

Portanto, você já está convencido da importância de fazer a sua reserva de emergência? Eu espero que sim!

No próximo artigo vamos falar sobre como fazer  sua reserva e onde guardá-la. Não percam! Beijos de luz e até o próximo post…

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here