Educação Financeira Pra Que?

0
228

Olá meus amores. Muita gente tem me perguntado por que eu falo tanto sobre Educação Financeira e a resposta é muito simples: porque a Educação Financeira pode transformar a vida das pessoas e este é o meu objetivo também.

Tranquilidade e segurança são fatores essenciais na vida do ser humano e perpassam logicamente pela estabilidade financeira. Sem ela, as perturbações e as noites em claro serão suas companheiras eternas. É exatamente, para evitar que sua vida se transforme em um mar de preocupações que a Educação Financeira existe e deve fazer parte do seu dia a dia.

No blog London Capital, a Administradora de Empresas Tatiana Mallmann faz uma análise bastante criteriosa sobre a importância da Educação Financeira na vida das pessoas. Vale a pena conferir!

Numa época de dúvidas e preocupações cada vez maiores com o futuro, em que reviravoltas econômicas e crises aparecem do nada, a educação financeira e o planejamento econômico são essenciais para uma vida tranquila e segura. Esse não é mais um assunto apenas para investidores, mas para todos que querem poupar e investir dinheiro com segurança e garantir um futuro econômico estável para sua família.

O primeiro passo é mudar o jeito como você percebe sua saúde financeira, e então se comprometer a fazer todas as mudanças necessárias para assumir as responsabilidades de uma vida material regrada. Uma boa maneira de fazer isso é analisar que benefícios essas mudanças trarão para sua vida, no curto, médio e longo prazo. Dessa forma fica mais fácil se engajar e mudar a forma como você gerencia as suas finanças.

Aqui estão algumas das questões essenciais que você deve responder ao avaliar a sua vida financeira:

  1. Você está com todas as contas em dia?
  2. Você poupa pelo menos 10% da sua receita líquida?
  3. Você possui uma reserva para emergências?
  4. Você planeja com antecedência os grandes gastos?
  5. Você prepara um orçamento e acompanha sua realização?
  6. Você verifica os seus extratos bancários frequentemente e detalhadamente?

Se a resposta para uma ou mais dessas perguntas é “nunca”, já está na hora de você reavaliar sua vida financeira com cuidado. Comece por organizar os extratos e recibos, tanto pessoais quanto da sua empresa. Separe todos os papéis e reveja o que é importante manter e o que já pode ser jogado fora, como as vias de cartões de crédito de anos anteriores. Uma boa organização é de extrema importância para assumir o pleno controle da situação.

Uma planilha ou um software de controle de desembolsos é indispensável. São tantos os gastos, as contas e as diferentes formas de pagamentos, que é imprescindível controlar tudo o que é desembolsado. E anotar tudo na ponta do lápis é uma forma de visualizar aonde o seu dinheiro está indo, o que é essencial e o que pode ser poupado. Com essa visão, que leva ao planejamento, a decisão de fazer uma dívida ou de fazer um investimento é bem mais fácil de tomar.

Quanto às dívidas, devemos dar a elas atenção especial e imediata. Elas são a sua segunda obrigação financeira, seguindo de perto os gastos primários. Um olhar honesto sobre o quanto você deve e uma planilha específica para a organização dos pagamentos devem ser feitos o quanto antes. A cada dívida quitada, menos preocupações, uma melhor análise de crédito, mais fôlego no caso de uma emergência e mais dinheiro para os objetivos! Claro que dívidas são eventualmente necessárias, mas um bom planejamento de como se livrar delas vai lhe deixar muito mais tranquilo.

Orçamentos de curto prazo (de um a três meses), ou mesmo de longo prazo (de três ou mais anos), com definições precisas, são as melhores ferramentas para controle de pagamentos de dívidas e organização de entrada de dinheiro. Tudo isso, acoplado a um fluxo de caixa de médio prazo, leva a uma organização saudável e evita surpresas.

Quer ler o artigo completo? Então, acesse a página do London Capital no link abaixo:

Qual a importância da educação financeira para sua vida?

Beijos de luz e até o próximo post!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here