Dicas de Economia do Lar da Vovó Terezinha

1
200

Oi meus amores,

O “Dicas de Economia do Lar da Vovó Terezinha” está de volta e esta semana nós vamos continuar falando do desperdício de alimentos.

Você sabia que quase metade da comida produzida no mundo vai para o lixo?? E que a maior parte do desperdício acontece em casa?

Pois é minhas amigas, precisamos mudar essa realidade urgentemente por dois fatores: milhares de pessoas ainda passam fome no mundo e poderiam estar sendo alimentadas todos os dias; além disso, os gastos com alimentação abocanham boa parte do seu orçamento doméstico, em alguns casos, chegam até a ser a maior despesa da família.

Por esses fatores, pela redução da emissão de poluentes e pela economia de água, aproveite para acompanhar abaixo algumas dicas de como evitar o desperdício de alimentos em casa:

Dica n° 1 – Faça uma lista de compras

Jamais vá ao supermercado sem uma lista. Antes de sair de casa a visita a despensa e a geladeira é obrigatória. Verifique quais alimentos realmente estão faltando e evite fazer estoques desnecessários. Ir ao supermercado sem uma lista de compras é o mesmo que dar um “tiro no pé” do seu orçamento familiar.

Dica n° 2 – Verifique a validade de cada produto estocado

Antes de colocar as panelas no fogão, verifique quais são os alimentos da sua despensa que já estão para se vencer, dê prioridade aos que estão com validade de vencimento mais próxima para não correr o risco de serem esquecidos no fundo do armário.

Dica n° 3 – Evite fazer as compras mensais de uma vez só

Muitas famílias mantém o hábito de ir ao supermercado apenas uma vez por mês e fazer uma grande quantidade de compras. Porém, esse hábito é uma grande armadilha para aumentar o desperdício. O fato de comprar menos coisas de cada vez também vai te ajudar a carregar menos peso ou até permitir comprar no mercado mais próximo, evitando deslocamentos longos ou o uso do carro e favorecendo a economia local.

Dica n° 4 – Guarde os alimentos da forma correta

Antes de guardar frutas e verduras, higienize bem esses alimentos e acondicione em recipientes hermeticamente bem tampados, para evitar que estraguem facilmente.

Dica n° 5 – Congele as sobras

Se cozinhar demais ou se comprar muitos alimentos frescos, congele as sobras. Há uma técnica chamada de branqueamento para congelar frutas, legumes e verduras. Se você tiver interesse é bom pesquisar um pouco mais.

Dica n° 6 – Aproveite bem os alimentos

Literalmente, aproveite seus alimentos até o talo. É possível reaproveitar partes não convencionais, como as sobras e cascas das frutas, por exemplo.

Diminuindo o desperdício de alimentos estamos evitando a degradação ambiental e também a degradação do nosso orçamento financeiro. Pense nisso!

Beijos de luz e até a próxima..

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here