Dicas de Economia do Lar da Vovó Terezinha

0
277

Bom dia meus amores, tudo bem com vocês? Estamos de volta com a coluna “Dicas de Economia do Lar da Vovó Terezinha”, uma homenagem a minha mãe que há mais de vinte anos realiza uma palestra no Curso para Noivos na Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios na minha cidade.

Um dos temas mais “polêmicos” que minha mãe aborda em sua palestra é: O que adquirir primeiro: Casa ou Carro?

Racionalmente falando, a resposta mais viável seria…nenhum dos dois. Infelizmente, nem a casa própria, nem o carro tratam-se de bens ativos, que possam lhe trazer algum bônus, exceto se forem alugados (já falamos sobre isto em um outro post).

O que você tem que analisar direitinho é o seu orçamento e o seu planejamento financeiro a longo prazo.

Lembre-se que tanto o carro, como a casa própria são bens caros, geralmente comprados pelos brasileiros através de financiamentos a perder de vista. Se você está preparado para ser inquilino do banco por longos trinta anos ou passar três, quatro ou mais anos pagando um veículo, além dos custos com IPVA, Seguro, IPTU, conservação, manutenção, entre outros gastos que acompanham a aquisição de um carro ou de uma casa… então, compre-o.

O grande segredo está na sua preparação, na consciência financeira da sua situação. O grande problema de muitas pessoas consiste em não analisar friamente suas condições e adquirir um bem movido pela emoção. No quesito finanças….agir emocionalmente pode ser um verdadeiro “tiro no pé”.

Portanto, pense muito bem antes de fechar qualquer negócio. Para a Vovó Terezinha, entre um carro e uma casa, ela sempre escolhe a casa. Acredita ser uma segurança maior para os noivos que estão começando uma vida a dois.

Eu optei por construir a minha casa própria e comprar os carros que já possuí através de financiamentos bancários. Na época foi tudo muito bem pensado e planejado. Como já falei, tudo depende da análise da sua situação financeira. Entretanto, se você me perguntar se eu faria isso novamente…a resposta seria NÃO. Vou te explicar porque nos próximos posts.

Beijos de luz e até o próximo…

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here