Dicas de Economia do Lar da Vovó Terezinha

0
317

Oi meus amores, tudo bem com vocês?

A Vovó Terezinha e eu ficamos muito felizes com o depoimento positivo de tanta gente que visitou o nosso Stand durante a IV Feira do Empreendedorismo de Afogados da Ingazeira – PE. A todos muito obrigada.

Então….

Vamos as dicas de hoje. É muito comum ouvirmos as pessoas reclamarem dos altos valores das contas de energia elétrica de suas casas. Porém, existem hábitos que se forem corriqueiros poderão ajudar a economizar energia e consequentemente diminuir o gasto com a conta de luz. Se liga aí..,

1 – Troque as lâmpadas antigas da sua casa

Há vários tipos de lâmpadas. Entretanto, as mais comuns atualmente são as incandescentes, as fluorescentes e as modernas lâmpadas de LED. Provavelmente você já sabe que as lâmpadas de LED são as mais econômicas porém, o custo aqui no Brasil ainda é alto. Mas vale a pena fazer o sacrifício, gastar um pouquinho agora para trocar as lâmpadas da sua casa por LEDS e economizar no gasto de energia elétrica. Além disso, as lâmpadas de LED não são compostas por nenhum material nocivo à saúde e ao meio ambiente, não transmitem calor e são mais duráveis e eficientes.

2 – Desconecte os aparelhos das tomadas

Se você acha que é lenda essa história de que aparelho ligado na tomada gasta energia? Sinto muito em lhe dizer que você está errada! Aparelho ligado a toma gasta energia SIM! Desconectar os aparelhos das tomadas é uma das melhores formas de economizar, uma vez que diversos aparelhos ficam em stand-by para manter o funcionamento de sensores e relógios. Logo, evite deixar o micro-ondas, climatizadores de ar, DVDs e TVs conectados às tomadas. Sabe qual é outro grande sugador de energia? O carregador de celular! Sempre que não estiver usando, tire-o da tomada.

3 – Reduza o tempo do banho

Taí um grande vilão no consumo de energia: o chuveiro elétrico. Sei que é muito difícil dispensar um banhozinho quente, especialmente no inverno. Porém, não é necessário se abster desse prazer. Basta apenas diminuir um pouco o tempo do banho e também mudar a chave do chuveiro para o modo verão (assim que o clima esquentar um pouquinho). Uma boa opção também é mudar o sistema de aquecimento para energia solar, por exemplo.

4 – Cuidado com a manutenção dos aparelhos antigos

Se na sua sala ainda está aquela TV de tubo de 61 polegadas que fazia o maior sucesso na década de 90 ou se você ainda mantém a geladeira do tempo da vovó, com a borracha original? Se liga! Pelo fato de possuírem tecnologia ultrapassada ou já estarem em más condições de conservação, esses aparelho podem estar consumindo mais energia do que deveriam.

5 – Desligue a luz menina!

Atire a primeira pedra quem nunca ouviu a mamãe dar essa ordem. Luzes acesas sem necessidade são sinônimo de gasto desnecessário de energia elétrica. Se possível, instale sensores de luz nas iluminações externas da casa e sensores de presença nas iluminações internas.

Viu só como algumas atitudes muito simples já podem ajudar a reduzir consideravelmente o consumo de energia? Agora é só colocar nossas dicas em prática. Assim, além de contribuir com o meio ambiente, você pode também conseguir ter um dinheirinho a mais no final do mês.

Beijos de luz (natural, é claro) e até a próxima…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here