Cuidado! Você pode estar sofrendo do “Efeito Manada”

0
183

Olá meus amores, tudo bem com vocês?

Provavelmente, pelo menos uma vez na vida, você já pode ter sofrido do chamado: “Efeito Manada”. E mais provavelmente ainda, o resultado foi uma “bomba explodindo na sua vida”.

Trata-se de um termo referente a um comportamento de animais que convivem em grupo.

Nesses casos um indivíduo vai à frente liderando o grupo e inúmeros outros o seguem, formando um coletivo de animais chamado manada.

Esse tipo de situação ocorre tanto em ambientes selvagens quanto em criações domésticas: cardumes de peixes, bando de pássaros e rebanhos variados.

Todos têm em comum uma característica: um grupo de grandes indivíduos da mesma espécie que segue uma única direção.

Os motivos podem ser os mais variados, como fuga de um predador, busca por alimentos ou migrações devido à mudança de estação.

Entretanto, as pessoas seguem um comportamento muito parecido.

É muito comum percebermos esse comportamento nas pessoas quando, por exemplo, há dois restaurantes vizinhos, sendo que um está lotado e o outro vazio. A tendência é das pessoas irem ao restaurante que está lotado, simplesmente para seguir a atitude da maioria. Observamos os mesmo fenômeno no mundo do consumo. Muitas pessoas só compram um calçado porque está na moda, uma roupa, um celular, porque a maioria das pessoas está comprando. Assistem um filme ou uma série porque todo mundo está falando sobre ela. Gostam de fast-foods porque muitas outras pessoas gostam.

Esta atitude, além de demonstrar o quanto algumas pessoas são apenas “Maria-vai-com-as-outras”, pode arruinar seu desenvolvimento pessoal e especialmente a sua saúde financeira. Infelizmente, para seguir o “grupo” muitos tentam manter um padrão de vida que na verdade não têm condições. Para consumir o que os outros consomem, para ter os bens que os outros tem, para viver uma vida que não é a sua, acabam se endividando e caindo no fundo do poço financeiro.

Nunca faça isto! Seja autêntico, seja apenas você! Analise sempre as suas condições financeiras antes de trocar de carro, celular ou casa, só porque o seu melhor amigo o fez.

Não vale a pena, pagar um preço tão alto, só pra não ficar fora do “grupo”, ou seja, da manada, que muitas vezes segue sem rumo, sem saber nem mesmo o porque das coisas.

Cabe unicamente a você decidir se quer ser único, ou manada!

Pense nisto! Beijos de luz e até o próximo post…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here